varejo-inovador-mercado-livre-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-2
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-5
Espetáculo é a palavra que define com propriedade o desfile e a entrega do III Prêmio UNIP Design de Moda, realizados no campus Paraíso

UNIP: Desfile de Moda celebra Dior na passarela

Mais de 70 anos se passaram desde as grandes mudanças propostas pelo estilista Christian Dior no mundo da Moda, e ainda assim ele ainda vive e influencia, se mostra e faz tendência, inspira o bom gosto e a elegância. O desfile e a entrega do III Prêmio UNIP Design de Moda provaram isso.

Apresentado por alunos do 1º ao último semestre do curso de Design de Moda e por bailarinas e bailarinos da renomada companhia de dança Cisne Negro, o desfile e a premiação dos melhores trabalhos renderam aplausos efusivos ao fim de cada demonstração, de cada encenação, de cada passagem com a homenagem a Christian Dior, o mestre da alta-costura que ganhou o mundo com seus figurinos e perfumes após a Segunda Guerra Mundial.

Abraçadas pelo teatro e seus espaços adjacentes – todos elegantemente decorados no estilo francês –, lá estavam plateias vibrantes a esperar o que viria por detrás dos bastidores, do local onde jovens e crianças se vestiram de criações que retrataram o gosto e o pensamento de Dior, um ícone e ídolo da Moda.

Monsieur Dior tinha especial apreço pela feminilidade e por essa causa ousou renascer o luxo e a sofisticação numa época em que imperava o racionamento de absolutamente tudo; num momento em que se constituíam desafios estruturais, comerciais, logísticos e financeiros manter o simples, o básico, o casual. Mas o francês, amante das flores, vestiu as damas da sociedade francesa com o melhor do estilo clássico e, ao longo do tempo, com formas ousadas e poderosas, lançando uma grife que se tornaria imortal.

Com a mesma determinação e paixão à alma feminina e à arte da criação em costura, os futuros profissionais de Moda da UNIP lançaram-se a conhecer e estudar o universo très chiq de Dior. Contando com o apoio irrestrito da Universidade, do professor doutor Haroldo Souza, coordenador geral do curso de Moda, e de outros professores, reinventaram looks do estilista apresentados por eles próprios e pelas bailarinas. Não bastasse, inspirados nas delicadas miniaturas exibidas na Galeria Dior, em Paris, suas criações foram transpostas em versões infantis.

Sandra Miessa, reitora da UNIP, dirigiu todo o espetáculo, da sua concepção ao final, dedicando, inclusive, tempo para acompanhar os ensaios. Na abertura, acompanhada da jornalista e mestre de cerimônia Silvia Vinhas, deu um spoiler do que estava por vir, aguçando ainda mais a curiosidade do público. Na sequência, o Ballet Cisne Negro apresentou-se, tendo a companhia do pequeno Dior, como criança, observando suas graciosas flores.

Mal sabiam os convidados que uma bailarina desceria, passo a passo, do alto de vários lances de escadas para brindar a todos com um vestido típico de princesa, que até a doce Cinderela cobiçaria. Seguindo os signos utilizados nas coleções da Maison, Charles Mathias, ex-aluno do curso de Moda da UNIP, participou especialmente para criar a vestimenta que abrilhantaria ainda mais a atuação de Maria Luíza Miessa Di Genio na passarela do Teatro UNIP Paraíso.

Os cenários – pensados e projetados com todo o rigor profissional pelo professor doutor José Minerini Neto, coordenador de Arte do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo – foram outros capítulos à parte. Desde a entrada do campus até o palco, instalações e elementos decorativos faziam, fielmente, alusão à França e à Maison Dior: mobiliários, adesivações nas portas dos elevadores, obras de arte, buquês de rosas brancas, que a cada canto dividiam um pouco da própria beleza, um jogo de luzes, ora claras ora medianas, e uma seleção musical fizeram marejar os olhos dos presentes, suscitando o belo e o nostálgico na plateia.

E foi sob essa ambientação – quase que encantada –, somada ao desafiante desejo dos alunos de atingir a verossimilhança do universo de Christian Dior, que os expectadores apreciaram 10 crianças desfilarem ícones do estilista, recriados pelos alunos do 1° e 2° semestres, e 60 modelos apresentarem a coleção elaborada por alunos do 3° e 4º semestres, esbanjando criatividade para mostrar o clássico e, ao mesmo tempo, o contemporâneo nos mais variados tecidos adornados por tules, bordados, laços e chapéus nas mademoiselles.

“No conjunto da obra”, como diz o ditado, estabeleceu-se ali a difícil missão dos jurados de selecionar os melhores para a entrega do III Prêmio UNIP Design de Moda: Ricardo Cosenza, Mayara Capelo e Daniella Curiel, da Dior; Bruno Dalcheco, Maíra Gomyde e Marcos Aiza, da Adar Têxtil, fornecedora oficial dos tecidos dos figurinos; e Marta De Divitiis, jornalista do portal Fashion United, avaliaram as categorias de Melhor Look – com premiações para o 1° lugar:, 2° lugar:, e 3° lugar:; Melhor Figurino; Melhor Identidade Visual; Melhor Editorial de Moda; Melhor Fashion Film; e Melhor Maquiagem. Os resultados foram:

1° lugar: empate nas produções de Kaio Santos da Cruz e Manuela Cristina Pereira de Castro.

2° lugar: empate nas produções de Erica de Souza e Carolina Aparecida Nunes Libânio.

3° lugar: Dulce Albino Pereira.

Premiação especial: egresso Charles Mathias, homenageado pelo figurino que abriu o Desfile de Moda UNIP com Maria Luíza Miessa Di Genio, bailarina do Cisne Negro.
A Universidade Paulista – UNIP agradece a todos que fizeram desta celebração um marco em seu curso de Moda: alunos dos cursos de Design de Moda, Design Gráfico, Fotografia, Produção Audiovisual e Estética e Cosmética, e seus coordenadores e professores; diretorias dos Institutos; a todos os profissionais de variados departamentos e setores do Grupo UNIP-Objetivo; às empresas Dior e Adar; ao Ballet Cisne Negro; e à imprensa presente. Todos, cada qual em sua especialidade, fizeram da ocasião algo que não sairá das memórias dos convidados, das bailarinas e bailarinos, das alunas e dos alunos, talentos emergentes que reinterpretaram o legado de Dior com toda a classe que requeria o tema: Monsieur Christian Dior, perfumista-estilista dos sonhos.

UNIP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp