Foto: divulgação

Scanntech lança 2ª edição do (IN) Nova, premiação baseada em dados reais de consumo

Dedicado a reconhecer o que de fato gera impacto no varejo, o prêmio acontece no dia 13 de agosto, durante o (IN) Motion, principal fórum de discussão C-level sobre inovação e eficiência em dados da América Latina, realizado em São Paulo

Com o compromisso de reconhecer inovações que vão além do buzz e geram impacto comprovado no varejo alimentar, a Scanntech anuncia a segunda edição do Prêmio (IN) Nova – Inovações de Impacto. A premiação nasceu a partir da compreensão de que a inovação é a principal força motriz do crescimento no setor de bens de consumo de alto giro (FMCG). Em sua primeira edição, no ano passado, o prêmio revelou que embora as inovações representassem apenas 0,5% dos itens, elas foram responsáveis por 75% do crescimento em faturamento do setor.

“A inovação é uma realização conjunta: da indústria que cria e do varejo que acredita no lançamento e aposta junto. Pode parecer que estamos apenas premiando lançamentos, mas estamos reconhecendo produtos que entregam maiores benefícios aos consumidores e assim desenvolvem o varejo e a indústria. O varejo alimentar representa 11% do nosso PIB e iniciativas que ajudam a desenvolver este setor são fundamentais para a nossa economia.“, afirma Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Com o entendimento da relevância das inovações, a Scanntech buscou mapear desde lançamentos de grandes indústrias até às menores que estão despontando no mercado. A detecção de empresas tão diversas só é possível devido à Scanntech ter a maior base de dados integrada no nível ticket do mundo, processando dados de mais de 13,5 bilhões de tickets ao ano.

A exemplo disso, na 1ª edição da premiação, em 2024, o prêmio reconheceu desde a febre do crescimento do hidratante labial Carmed Fini Beijos da Cimed, passando pelo estouro do gelo saborizado Coco Leve para cervejas, fenômeno que depois da premiação, veio a viralizar no carnaval deste ano. Veja a lista dos ganhadores do ano passado.

Metodologia proprietária baseada em dados

O processo de seleção possui metodologia desenvolvida pela Scanntech, em parceria com as consultorias MC Kinsey e V2G – dirigida por Luiz Guedes, Professor Doutor da FIA. A análise inicial é feita através de algoritmos aplicados na base da própria Scanntech que lista os SKUS lançados a partir de janeiro de 2024, e posteriormente qualifica sua performance em loja. Após a triagem via Algoritmos os lançamentos são avaliados por sua performance em buscas no Google assim como qualitativamente por especialistas de mercado e por um comitê composto por nomes como Marcos Bebiano, diretor de negócios do Google; Fátima Merlin, economista e referência em shopper insights, fundadora da Connect Shopper; Fernando Silva e Luís Guedes, ambos professores doutores da FIA; além de Carlos Correa, executivo com passagem por grandes grupos do varejo, e atual diretor executivo da APAS (Associação Paulista de Supermercados).

O prêmio que contempla as categorias Alimentos, Bebidas, Limpeza, Perfumaria e Impacto Social, estreia este ano com produtos vendidos no canal Perfumaria.

Para cada um dos grupos de produtos serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugares com troféus e o direito de uso do selo “Top Inovação” correspondente a cada categoria, exceto para a categoria de “Impacto Social”, a qual é selecionada uma única vencedora entre as finalistas.

O resultado será apresentado no dia 13 de agosto, às 16:40, durante o (IN) Motion, principal fórum de discussão C-level sobre inovação e eficiência em dados da América Latina, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo das 8:30 às 20:10, com palestras como Andre Agassi, lenda do tênis mundial, Chris Barton, fundador do Shazam — aplicativo que revolucionou a descoberta musical e abriu caminho para a inteligência artificial voltada ao consumidor, Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda; Peter Fader, um dos principais especialistas mundiais em marketing e CRM, que atualmente ocupa uma posição de destaque na Wharton School da Universidade da Pensilvânia; Pedro Fernandes, sócio da McKinsey & Company e especialista em transformação via conhecimento do consumidor; Maurício Martiniano, responsável por Strategic Insights & Experiences no Google Brasil.

Acompanhe as novidades no link e adquira seu ingresso no site.

Sobre a Scanntech

Usada por 100% das redes nacionais e 90% das redes regionais do canal alimentar e por mais de 400 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$1 trilhão do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 60 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

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