varejo-inovador-mercado-livre-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-2
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-5

Reserva Ambiental da Gerdau, em Ouro Branco, tem plantio de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica

As novidades trazem mais conforto aos visitantes, além de área de acesso livre para a comunidade

Amigos da RPPN | Créditos: Divulgação Gerdau

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, inaugurou as novas instalações da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Luís Carlos Jurovsky Tamassia, localizada em Ouro Branco. O evento, que aconteceu sábado (14/12), contou com a participação dos colaboradores da Gerdau, dos “Amigos da RPPN” (voluntários moradores da cidade de Ouro Branco), do secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Ouro Branco, Neilor Souza Aarão e da vice-prefeita eleita, Sônia Félix.

As novas estruturas contemplam placas de localização, com mapas e informações detalhadas do espaço, dois quiosques de apoio para a trilha de quatro quilômetros que há na reserva, instalação de bancos para descanso dos visitantes e de um deck de contemplação com chuveirão. O espaço que antecede o portal de entrada da trilha recebeu melhorias e está aberto para livre acesso da comunidade. Além disso, durante a inauguração, os participantes fizeram o plantio de árvores frutíferas nativas da mata atlântica.

“A inauguração das estruturas da RPPN da Gerdau reforça, em atitudes, a atuação da empresa em prol do meio ambiente e da sociedade. Um ato nobre que embeleza, valoriza e proporciona ganhos ambientais gigantes para Ouro Branco e região. Convidamos a comunidade para apreciar essa enorme área verde anexa às suas casas, somados ao programa ‘Amigos da RPPN’ e enobrecido pelas estruturas que hoje estamos inaugurando”, destacou o especialista em sustentabilidade da Gerdau, Diogo Felcar Saraiva.

A RPPN

A reserva é uma área de preservação voluntária e perpétua, criada pela Gerdau em 2008, com o objetivo de contribuir para a proteção e manutenção da diversidade biológica e de seus recursos naturais. Na área podem ser encontradas espécies raras da flora brasileira, como a Vriesea minarum, uma planta da família das bromélias que está na lista da flora ameaçada do Brasil, a Dyckia ourobrancoensis, que só é encontrada no paredão da Serra de Ouro Branco e a Aspilia caudata, uma espécie de margarida que só existia até então no Parque Estadual do Itacolomi, na região de Ouro Preto. A região abriga as principais nascentes que contribuem para o abastecimento do reservatório Soledade e animais como o lobo-guará.

Amigos da RPPN

A RPPN da Gerdau não permitia a entrada de terceiros. A partir de 2018, a empresa abriu os portões da reserva para a comunidade, com a criação do grupo “Amigos da RPPN”, que são membros da comunidade, capacitados pela empresa, que conquistaram a permissão de acessar e se aproximar das belezas naturais existentes na Unidade de Conservação. Em contrapartida, eles contribuem para a proteção e preservação da área. Atualmente, o grupo conta com cerca de 274 pessoas que atuam em conjunto com a Gerdau para a preservação do espaço. Após a capacitação, os Amigos da RPPN podem usufruir da trilha que fica dentro da unidade.

A capacitação para novas integrantes ocorre uma vez ao ano, mas ao longo dos meses o grupo realiza diversas atividades de educação ambiental, encontros de ciclistas, palestras e eventos com profissionais da área socioambiental, para preservação da biodiversidade. Há ainda o concurso de fotografias da RPPN, com premiações para os vencedores. Após a criação dos “Amigos da RPPN” houve melhorias no uso da área e maior conscientização da comunidade da importância da sua preservação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp