Receita Líquida da Vivara cresce 16% no 2T25 em comparação com o mesmo período do ano anterior; Vendas mesmas lojas (SSS) avançam com crescimento de 11% e Lucro líquido Ajustado cresce 14%
A Vivara Participações S.A. (VIVA3), maior rede de joalherias da América Latina, encerrou o segundo trimestre de 2025 com mais um período de resultados sólidos. A Receita Líquida atingiu R$ 761,0 milhões, um crescimento de 16,0% em relação ao 2T24, enquanto o crescimento em vendas nas mesmas lojas (SSS) foi de 11,0%, mantendo o patamar de crescimento de dois dígitos observado desde o início do ano.
O faturamento bruto foi de R$ 969,7 milhões, com alta de 15,9% na comparação anual. A performance foi impulsionada pelo bom desempenho das lojas físicas, especialmente da categoria Life, que manteve trajetória de aceleração, e também pelo avanço das vendas digitais, que cresceram 15,1% no período.
Destaque do trimestre foi a grande evolução de margem bruta: gestão eficiente de preços (markup) de todas as categorias, com reprecificação certeira, otimização de custos, especialmente em relógios, maior participação de produtos nacionais de Life nas venda (que possuem melhor margem) e mix de vendas favorável na sazonalidade, impulsionado por Life e subcategorias Duo e Prata Vivara (todas categoria margem de contribuição superior a média).
Expurgando a nova metodologia de contabilização do custo (adotada do 4T24 em diante), a margem bruta foi de 70,6%, um crescimento de 1,8 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior, e a margem EBITDA foi de 25,5%, um avanço de 0,5 ponto percentual frente ao 2T24.
A geração de caixa operacional atingiu R$ 169,1 milhões no trimestre, enquanto a geração de caixa livre (pós CAPEX) foi de R$ 152,5 milhões, favorecida pela gestão de estoques e pela disciplina nos investimentos.
“Os resultados do segundo trimestre reafirmam a consistência da nossa estratégia e a força da nossa marca. Crescemos de forma robusta, com rentabilidade e geração de caixa, sustentados pela excelência dos nossos produtos, o olhar voltado para a inovação e adaptabilidade e pela experiência diferenciada que oferecemos aos nossos clientes. Seguimos unindo tradição e inovação, com design único e cuidado artesanal, reafirmando nosso papel como referência em joalheria na América Latina”, afirma Elias Leal, CFO da Vivara.
Desempenho multicanal e expansão de Life impulsionam resultados
As lojas físicas foram responsáveis por 86,6% das vendas no 2T25, com destaque para a marca Life, que apresentou crescimento de 29,2% em suas lojas exclusivas, resultado da abertura de 43 novas unidades nos últimos 12 meses e da maturação da operação. Ao todo, a Vivara encerrou o período com 469 pontos de venda, sendo 266 lojas Vivara, 192 lojas Life e 11 quiosques.
As vendas digitais somaram R$ 126,6 milhões, avanço de 15,1% frente ao mesmo período do ano anterior. O canal respondeu por 13,1% da receita do trimestre e refletiu melhorias operacionais no site, ativação do novo app da marca e ações com embaixadoras como Larissa Manoela, Marina Ruy Barbosa e Gisele Bündchen.
A base de clientes ativos chegou a 2,3 milhões, alta de 9,7% em relação ao 2T24. Já o mix de categorias manteve estabilidade, com a linha Joias representando 49,7% da receita, seguida por Life (35,5%) e Relógios (13,2%). A categoria Life se destacou com crescimento de 17% no período, impulsionada pela coleção “Moments”.
Eficiência operacional e estratégia de precificação sustentam rentabilidade
A melhora da margem bruta no trimestre reflete a política de precificação estratégica da companhia e a maior representatividade de produtos nacionais no mix de vendas, especialmente da linha Life produzida na fábrica de Manaus. O aumento no número de colaboradores da unidade fabril ao longo dos últimos trimestres é parte do plano de médio e longo prazo da companhia para elevar a competitividade da sua cadeia de produção própria e, com isso, ampliar a rentabilidade R$ 126,3 milhões, o crescimento atinge 14,3% 2T25 vs 2T24.
O Lucro Líquido foi de R$ 151,1 milhões no trimestre e Margem Líquida de 19,9%. Importante destacar que o Lucro Líquido do 2T24 foi positivamente impactado pelo reconhecimento de créditos extemporâneos de PIS/COFINS no montante total de R$ 100,5 milhões (one-off reconhecido após estudo de créditos dos cinco anos anteriores). Expurgando tal item não recorrente o Lucro Líquido Ajustado do 2T24 foi R$ 110,5 milhões.
Além disso, a dívida líquida foi de R$ 290,2 milhões, uma redução versus o 1T25, mantendo uma estrutura de capital saudável mesmo após o pagamento do maior dividendo da história da Companhia.
A Vivara também destacou o avanço na sua participação no mercado de joias, encerrando o trimestre com 22,7% de market share, alta de 5,2 p.p. em relação ao 2T24. Esse avanço é resultado de lançamentos assertivos, expansão gradual da rede e uma gestão eficiente de sortimento e preços.
Nova presidência no Conselho reforça solidez da governança
Como evento subsequente, em julho, Marina Kaufman assumiu a presidência do Conselho de Administração da Vivara, sucedendo a Nelson Kaufman, que permanece como signatário do Acordo de Acionistas. A transição reflete o compromisso da companhia com a continuidade do legado construído ao longo de mais de seis décadas de liderança familiar, pautada por dedicação, visão de longo prazo e paixão pelo propósito da marca.
Sobre Vivara
Fundada em 1962 como uma loja familiar, a Vivara em mais de 60 anos é a maior rede de joalherias da América Latina. Com um modelo de negócios integrado, a empresa desenha, cria, produz, comercializa e distribui seus produtos em todo o território nacional, por meio de rede de mais de 450 lojas, espalhadas por todas as regiões do Brasil e uma plataforma multicanal, que atende mais de 2.900 municípios.