Mais sustentabilidade: Sesc-DF coleta mais de uma tonelada de resíduos em eventos musicais

Mais sustentabilidade: Sesc-DF coleta mais de uma tonelada de resíduos em eventos musicais

O Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) revelou seu compromisso ambiental ao arrecadar mais de uma tonelada de resíduos recicláveis durante os eventos Sesc + Sertanejo e Sesc + Piseiro. Os eventos, que fazem parte do projeto Sesc + Música, reuniram mais de 30 mil pessoas,  e tiveram uma equipe de 20 catadores da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop) em cada evento, alcançando um resultado de 1.036 kg de materiais recicláveis coletados.

A  desempenhou um papel crucial nesse projeto, sendo contratada pelo Sesc-DF para realizar a coleta dos materiais recicláveis. Com uma equipe capacitada de catadores, a Centcoop operou durante os eventos, distribuindo lixeiras estrategicamente e monitorando constantemente a disposição adequada dos resíduos. Durante o Sesc + Sertanejo, em setembro, foram coletados 780 quilos de resíduos, enquanto no Sesc + Piseiro, em novembro, foram registrados 256 quilos.

Valcides de Araújo, diretor regional do Sesc-DF, expressou a preocupação da instituição em adotar práticas mais sustentáveis: “O Sesc-DF possui uma preocupação legítima em ter atos cada vez mais sustentáveis para que possamos cuidar do futuro desde já e cada vez mais”.

O envolvimento de associações de catadores, que têm se profissionalizado para essas atividades, não apenas atende à demanda específica, mas também aumenta o caráter social das contratações, integrando entidades para promover a inclusão dos catadores e recicladores.

A ação não apenas demonstrou um compromisso ambiental sólido por parte do Sesc-DF, mas também gerou oportunidades para os catadores locais. Keysianny Santos, Diretora de Projetos e Social da Centcoop, expressou gratidão ao Sesc pelo apoio à iniciativa de coleta seletiva e pela confiança no valioso trabalho dos catadores de Brasília: “Juntos contribuímos para a promoção da conscientização ambiental e para a geração de oportunidades para os catadores locais”.


https://portaldocomercio.org.br