CNDL
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-ecossistema-omnivarejo-ingressos-aldo-rosa-ceo-1
marcas-e-lideres-2024-rede-brasilinovador-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-corporates-investimento-febraban-tech-ciber-seguranca-bancos
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-lab-hub-ecossistema-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-serasa-conecta-auto-olx-sp
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-lab-hub-ecossistema-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-serasa-abf-expo-feira-franquia-2

Ingenico apresenta as tendências tecnológicas dos terminais de pagamento

Ingenico apresenta as tendências tecnológicas dos terminais de pagamento

Conheça as tendências tecnológicas dos terminais de pagamento

Entenda como a segurança e a tecnologia estão moldando o futuro dos pagamentos

Nos últimos anos, houveram mudanças significativas nos meios de pagamentos graças aos avanços da tecnologia. Trazendo modernização e segurança, uma tendência que vem ganhando força é o pagamento sem o uso de cartões. Cada vez mais, consumidores estão optando por métodos alternativos de pagamento e apostando em iniciativas contactless. Essa nova escolha está baseada em uma série de fatores, que vão desde questões de privacidade até a conveniência proporcionada pelas novas tecnologias.

Os pagamentos por aproximação, que incluem cartões contactless e dispositivos móveis, têm crescido significativamente. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), houve um aumento de 60,3% nas transações por aproximação no Brasil no último ano​ (Abecs)​. Esse crescimento reflete a preferência dos consumidores por métodos de pagamento que ofereçam rapidez e praticidade.

A segurança dos dados pessoais é um dos grandes motivadores para a escolha de métodos alternativos, como pagamentos por aplicativos móveis ou criptomoedas. Pesquisas mostram que as pessoas se sentem mais seguras com esses sistemas, uma vez que contam com camadas adicionais de proteção e com criptografia de dados, tornando as transações ainda mais protegidas.

Para Alexandre Silveira, diretor de produtos da Ingenico, está havendo uma mudança significativa no comportamento do consumidor, que busca cada vez mais soluções de pagamento rápidas e seguras. “Além dos métodos atuais, tecnologias emergentes vêm ganhando espaço em mercados internacionais e mostram potencial para serem implementadas no Brasil”. Abaixo, o especialista separou algumas dessas tecnologias que devem ganhar o mercado brasileiro nos próximos anos:

Palm Vein: A Tecnologia que utiliza o reconhecimento das veias da palma da mão para autenticar pagamentos é considerado um dos métodos mais seguros devido à singularidade dos padrões das veias, que são praticamente impossíveis de replicar. Essa tecnologia já vem sendo utilizada em países como Japão, China, Alemanha, Polônia e Turquia.

Reconhecimento facial: Esse método de pagamento oferece uma forma fácil e ágil de realizar transações financeiras, eliminando a necessidade de dispositivos físicos. Já utilizado em alguns países asiáticos, a tecnologia pode ser encontrada em estabelecimentos comerciais, onde os usuários podem simplesmente olhar para uma câmera enquanto realizam as compras e o sistema identifica automaticamente o rosto, vinculando-o à conta de pagamento para completar a transação.

SoftPOS (Point of Sale Software): A Tecnologia permite que smartphones ou tablets sejam utilizados para processar compras, aceitando diversos tipos de pagamento por aproximação, o que pode revolucionar a forma como as vendas são processadas. Essa inovação oferece vantagens significativas para lojas e pequenos negócios.

“O pagamento por padrão de veias vem sendo reconhecido por seu alto nível de segurança na autenticação biométrica. As características únicas das veias de cada indivíduo tornam a replicação praticamente impossível”, aponta Alexandre. A implementação do Palm Vein envolve a instalação de terminais com sensores especializados, integrados aos sistemas de pagamento existentes, garantindo uma transição suave tanto para comerciantes quanto para consumidores.

Além disso, a segurança continua a ser uma prioridade com o desenvolvimento de novas tecnologias. O uso de criptografia avançada e autenticação multifatorial se tornará padrão, garantindo que as transações sejam protegidas contra fraudes e ataques cibernéticos.

Sobre a Ingenico

A Ingenico é líder global em aceitação de pagamentos e serviços. Apoiamos os nossos clientes e os seus clientes a fazerem mais com pagamentos. Atuando em 37 países, com mais de 3.500 funcionários, estamos à frente do cenário comercial há mais de quatro décadas. Com mais de 40 milhões de dispositivos de pagamento implantados em todo o mundo, alimentados por mais de 2.500 aplicativos, atendemos às necessidades de milhões de consumidores todos os dias. Através das nossas soluções integradas avançadas e da nossa rede de parcerias, simplificamos o mundo dos pagamentos oferecendo serviços de valor agregado para impulsionar o comércio.