Estudo Consumer Pulse aponta adesão de brasileiros ao BNPL, crescimento nas tentativas de golpes do PIX e preocupação com a inflação
Levantamento realizado pela TransUnion explora o status das finanças pessoais da população e quais mudanças são esperadas
A TransUnion, empresa global de informações e insights, lança a edição do primeiro trimestre de 2024 do Estudo Consumer Pulse. O levantamento traz análises importantes sobre o comportamento de consumo da população e o cenário de inclusão financeira no Brasil. Nesta edição, o Consumer Pulse mostra que um terço dos brasileiros diz já ter usado o método de pagamento Compre Agora, Pague Depois (BNPL¹), que os golpes do PIX contra brasileiros cresceram e que há uma preocupação generalizada com o impacto da inflação nas finanças pessoais.
Entre os destaques analisados na edição, vale apontar que 31% dos entrevistados brasileiros afirmaram já ter usado o BNPL¹ como forma de pagamento graças à facilidade em uso no momento da compra. Esse dado reforça a importância para o negócio de oferecer uma experiência de qualidade para o consumidor. A facilidade de contratação do meio de pagamento influenciou a decisão do consumidor, sendo tão relevante quanto fatores como taxas de juros.
“Experiências de compra com menos atritos para o consumidor impactam diretamente a taxa de conversão de clientes, evitando abandonos ao longo da jornada e construindo fidelidade ao entregar a agilidade demandada pelo consumidor atual. Para isso, é fundamental que as empresas tenham confiança e insumos para tomarem decisões de forma instantânea, reduzindo o tempo de espera e aprimorando a interação com o consumidor nesta jornada”, afirma Claudio Pasqualin, Chief Product Officer (CPO) da TransUnion Brasil. “O desafio é justamente encontrar o equilíbrio entre análise de risco e a experiência que promove novos negócios. Como trazer confiança e segurança ao mesmo tempo em que se oferece uma jornada de compra simplificada, ágil e criada para atender as demandas do usuário contemporâneo? É nesta equação que as soluções da TransUnion visam promover confiança, viabilizando jornadas pensadas a partir da experiência do cliente, mas atendendo também as políticas e requerimentos específicos do negócio”, completa Pasqualin.
Outro ponto de destaque do estudo refere-se aos esquemas de fraude aos quais a população brasileira tem sido alvo. Entre os brasileiros, 29% dos entrevistados disseram ter sido alvo de tentativas de fraude online, por e-mail, telefone ou mensagens de texto no primeiro trimestre. Desses, 6% afirmaram ter sido vítimas. Entre aqueles que disseram ter sido alvo, 29% relataram ter sido por meio do golpe do PIX, um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2023.
A constatação mostra a crescente em importância de uma estratégia antifraude para operações digitais pelas financeiras, o que impacta diretamente a relação entre essas organizações e seus clientes. “Novos golpes aparecem todos os dias, e é preciso estar atualizado com relação às suas estratégias e às tecnologias para mitigação. Isso nos ajuda a, por exemplo, realizar uma análise dos padrões de comportamento dos clientes, o que permite barrar transações suspeitas”, observa Helena Leite, Market Planner da TransUnion Brasil.
O peso da inflação
Como último dado de destaque para a população brasileira, é possível evidenciar que há uma preocupação crescente com a inflação. Apesar de a expectativa de aumento de gastos em compras em lojas físicas ou online ter crescido em 2%, totalizando 31% dos entrevistados, e 32% deles afirmarem que pretendem solicitar aumento no limite de seus cartões de crédito, o brasileiro está cada vez mais preocupado com o aumento dos preços devido à inflação. Os principais gastos com aumento de preço considerados mais preocupantes são compras de mercado (75%), despesas médicas (51%) e contas fixas (50%). Dentre as preocupações envolvendo as finanças domésticas, 30% dos consumidores experienciaram inflação nas mercadorias do dia a dia, um aumento de 1% com relação ao período anterior.
“Diante desses cenários, as instituições financeiras enfrentam cada dia mais desafios para manter e melhorar o relacionamento com os seus clientes, assim como com as ferramentas que utilizam na operação para oferecer segurança, melhor experiência, e com isso crédito acessível e condizente com a necessidade do consumidor”, finaliza Pasqualin.
Confira o infográfico com dados de Brasil e mundo acessando aqui. E os dados de varejo, neste link.
Glossário
¹BNPL – Buy Now, Pay Later, ou “compre agora, pague depois”, em tradução livre, é uma forma de pagamento alternativa que permite comprar produtos e serviços sem a necessidade de pagar o valor total à vista. O cliente financia imediatamente as compras e paga o valor em parcelas fixas ao longo do tempo.
²Golpe do PIX é um termo abrangente usado para descrever táticas usadas por criminosos para convencer suas vítimas a fazerem pagamentos ou transferências bancárias usando o sistema do PIX, roubando seu dinheiro. Na maioria dos casos, a abordagem ocorre por canais digitais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails.
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de informações e insights que traz a confiança para que companhias e consumidores alcancem grandes realizações na economia moderna. Fazemos isso fornecendo um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de forma confiável e simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão financeira. Chamamos isso de Informação para o Bem®. Há quase 60 anos, a TransUnion fornece soluções para ajudar a criar oportunidades econômicas, experiências de valor e capacitação pessoal. Temos mais de 13 mil associados atuando em mais de 30 países, incluindo o Brasil. Por meio das nossas aquisições e investimentos em tecnologia, desenvolvemos soluções inovadoras que, globalmente, vão além do nosso reconhecimento como bureau de crédito. Atuamos no Brasil desde 2012 com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida das Pessoas. Em 2022, após uma década prestando serviços no mercado nacional, fomos aprovados pelo Banco Central do Brasil (BC) para operar como bureau de crédito do cadastro positivo. A companhia cria oportunidades econômicas, empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs e Indústrias, ofertando soluções de automação de decisão, gestão de risco de crédito e prevenção à fraude.
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