CNDL
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-ecossistema-omnivarejo-ingressos-aldo-rosa-ceo-1
marcas-e-lideres-2024-rede-brasilinovador-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-corporates-investimento-febraban-tech-ciber-seguranca-bancos
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-lab-hub-ecossistema-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-serasa-conecta-auto-olx-sp
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-lab-hub-ecossistema-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-serasa-abf-expo-feira-franquia-2

Copa Cerveja Brasil, Hop Talks e Brasil Brau: saiba tudo sobre os sete dias de programação cervejeira da Abracerva em São Paulo

Copa Cerveja Brasil, Hop Talks e Brasil Brau: saiba tudo sobre os sete dias de programação cervejeira da Abracerva em São Paulo

Copa Cerveja Brasil, Hop Talks e Brasil Brau: saiba tudo sobre os sete dias de programação cervejeira da Abracerva em São Paulo

Agenda inclui conteúdos sobre mercado e produção de lúpulo no Brasil, palestras gratuitas sobre tributação, diversidade e exportação, participação em Congresso de C&T e escolha da melhor cerveja do Sudeste‏

Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) participa a partir desta sexta-feira (7) até a próxima quarta (13) de uma intensa agenda cervejeira na capital paulista. A amanhã a entidade inicia o julgamento das amostras da Etapa Sudeste da Copa Cerveja Brasil, concurso que irá escolher as melhores cervejas dos quatro estados da região. As atividades só terminam na próxima semana com o encerramento da Brasil Brau 2024, XVII Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja.

“Temos trabalhado em defesa dos interesses das cervejarias independentes e na construção de um mercado mais justo e diverso. Isso se reflete na Copa Cerveja Brasil, que ajuda a divulgar a cultura cervejeira e dar visibilidade às cervejarias, em conteúdos técnicos de qualidade, em parcerias institucionais e no trabalho de relações governamentais muito intenso em questões tributárias e regulatórias”, resume o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

O empresário, que também preside a Câmara Setorial da Cerveja, órgão consultivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), reforça ainda a importância da participação das cervejarias e demais atores da cadeia produtiva nas discussões técnicas e institucionais. “Estaremos em nosso estande na Brasil Brau recebendo as cervejarias e demais players do segmento para ouvir ideias e apresentar as propostas e projetos da Abracerva”, destaca ele.

Confira a agenda completa:

Copa Cerveja Brasil
O concurso nacional da associação, sem fins lucrativos, composto por cinco etapas regionais itinerantes, chega a São Paulo nesta sexta após passar por Brasília (DF), onde escolheu as melhores cervejas da região Centro-Oeste. Foram avaliadas tecnicamente 140 amostras dos três estados e do Distrito Federal. As medalhistas se classificaram para disputar a final nacional no segundo semestre com as ganhadoras de todas as cinco regiões.

Os julgamentos da Etapa Sudeste vão até domingo, reunindo um corpo de jurados brasileiros e estrangeiros com experiência nacional e internacional. O resultado, com os melhores rótulos em cada categoria e as melhores cervejarias da região, será divulgado na terça-feira (11), 19 horas, durante da Brasil Brau 2024.

Também durante a feira a associação irá homenagear as três cervejarias brasileiras que conquistaram medalhas no World Beer Cup, competição realizada pela Brewers Association, entidade parceira da Abracerva e que representa as cervejarias independentes dos Estados Unidos.

Hop Talks
Na segunda-feira (10) a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), Abracerva e Academia da Cerveja realizam em parceria um evento internacional sobre lúpulo, o Hop Talks. O encontro com ingresso solidário para associados Abracerva reunirá profissionais que são referências na área para palestras e debates dedicados ao lúpulo, planta cuja flor confere amargor, sabores e aromas à cerveja, além de atuar como conservante natural.

Participam do encontro Thomas Nielsen, cervejeiro reconhecido por seu extenso e pioneiro trabalho de 20 anos na Sierra Nevada Brewing Co.; Jan Podsedník, diretor comercial da Bohemia Hop, marca que representa os produtores de lúpulo da República Tcheca; Antoine Wuchner, diretor da Hop France, e Hernán Bergamini e Gastón Catalini, referências na Argentina em produção de lúpulo.

A produção de lúpulo no Brasil, cujo volume aumentou 203% em 2023 na comparação com o ano anterior, será tema de dois painéis. O primeiro, com produtores de diferentes regiões, debaterá os desafios para o crescimento em escala da cultura no país ao longo dos próximos anos. O segundo terá como pauta as oportunidades para o lúpulo brasileiro em relação a sustentabilidade, cooperativismo e diversidade.

Brasil Brau

A XVII Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, principal encontro de negócios do mercado cervejeiro brasileiro, que acontece a cada dois anos na capital paulista, contará com um estande da Abracerva, parceira institucional do evento. A participação da associação inclui palestras no CBCTEC – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, que é realizado paralelamente à Brasil Brau, e no Brewer Lounge um espaço de palestras em área central da feira, com acesso gratuito aos profissionais.

Dentro do CBCTEC, na terça-feira (11), Gilberto Tarantino participa da mesa: Tendências e perspectivas para o mercado de cervejas no Brasil junto com o CEO da CBCA – Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal, Gustavo Barreira, e com o CEO da Ambev, Jean Jereissati.

Na quarta-feira (12) Tarantino compõe a mesa: Desafios e oportunidades do mercado de cerveja artesanal, com empreendedores do setor como Luiza Tolosa (CEO Cervejaria Dádiva), Junior Bottura (sócio fundador da Avós Cerveja Artesanal) e Raul Schuchovsky (fundador da FrohenFeld Craft Brewing), com moderação de Gabriel Pulcino, gerente de projetos da GL Events.

Diariamente, sempre às 16 horas, a Abracerva também participa do Brewer Lounge. Na segunda-feira (11) o tema será “Diversidade e inclusão: oportunidades na indústria cervejeira” sobre como tornar o ambiente industrial mais inclusivo e diverso. O mediador será o publicitário Eduardo Sena (podcast Hora do Gole) e terá como debatedoras Indianara Dias (head de ESG do Zé Delivery e membro comitê de diversidade da Ambev), Chiara Barros (proprietária e consultora técnica no Instituto Ceres) e Danielle Lira Edmundo (fundadora e CEO do Torneira Bar).

Na terça feira (12) Gilberto Tarantino e Andreas Fält, consultor e agente de exportação baseado no Reino Unido, apresentam o BEEP – Programa de Exportação Brasil Europa. Na quinta (13), Tarantino e o advogado e consultor tributário Marcos Moraes tratam do tema: “Cerveja não é Pecado – Reforma Tributária e ações da Abracerva”.

Ainda na Brasil Brau o estande da associação irá abrigar o projeto Bebendo Marca, do podcast Cerveja de Marca, comandado pelo sócio-fundador da Avós Cerveja Artesanal, Junior Bottura. Com apoio da Brasil Brau e da Abracerva, Bottura irá gravar programas curtos no estúdio montado no estande e também pelos corredores da feira, com players importantes da cena cervejaria nacional.

Abracerva
A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”.

Serviço:
Copa Cerveja Brasil (Etapa Sudeste)
Julgamento: dias 7, 8 e 9 de junho
Premiação: 11 de junho, 19h, Brasil Brau

 

Hop Talks
Dia 10, segunda-feira

13h às 20h

Academia da Cerveja, São Paulo – SP
Ingresso solidário para associados Abracerva: Link

 

Brasil Brau

CBCTEC – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira

Dia 11, terça-feira, 14h – Mesa: “Tendências e perspectivas para o mercado de cervejas no Brasil” com Gustavo Barreira, Jean Jereissati e Gilberto Tarantino.

Dia 12, quarta-feira, 15h – Mesa: “Desafios e oportunidades do mercado de cerveja artesanal” com Luiza Tolosa, Junior Bottura, Raul Schuchovsky e Gilberto Tarantino. Moderação: Gabriel Pulcino.

 

Brewer Lounge
Diariamente 16h
Dia 11, terça-feira: Tema: “diversidade e inclusão: oportunidades na indústria cervejeira” com Indianara Dias, Chiara Barros e Danielle Lira Edmundo. Mediação Eduardo Sena

Dia 12, quarta-feira: Tema: “Beep – Programa de Exportação Brasil Europa” com Gilberto Tarantino e Andreas Fält

Dia 13 quinta-feira, Tema: “Cerveja não é Pecado – Reforma Tributária e ações da Abracerva” com Gilberto Tarantino e Marcos Moraes.