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Comércio prevê lucro de quase R$ 23 bilhões com Dia dos Namorados

Comércio prevê lucro de quase R$ 23 bilhões com Dia dos Namorados

Comércio prevê lucro de quase R$ 23 bilhões com Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados promete aquecer o comércio em todo o país. Celebrada no próximo dia 12, quarta-feira, a data é considerada uma das mais importantes em termos de vendas, tanto nas lojas presenciais quanto nas virtuais. De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, 71% dos entrevistados planejam dividir suas compras entre presentes online e serviços de pontos físicos, como restaurantes.

A expectativa é de que a combinação de compras digitais e presenciais impulsione a economia e traga boas oportunidades para diversos segmentos do mercado.Segundo a Ebit|Nielsen, a espera pelas vendas nas semanas que antecedem a data é de um aumento que vai de 30% a 60% nas lojas online.

Já a projeção de lucro para a data gira em torno de  R$ 22,81 bilhões no setor de varejo e serviços. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas,

Quais os produtos que mais vão vender em 2024?

Antes é importante apontar o que vem ligado com essa data. Segundo o Google Trends, termos como felicidade, criatividade e kits personalizados mostram uma tendência de crescimento próximo à data. Em âmbito geral, os eletrodomésticos são os produtos mais buscados nas lojas virtuais. Destaque para a Air Fryer que lidera as vendas online no país. Só no primeiro semestre de 2023, foram comercializados cerca de 44,02 milhões de eletrodomésticos. Já calçados e moda feminina aparecem na segunda e terceira posição, respectivamente.

Já para os dados prévios de 2024, as roupas são os produtos mais vendidos. Na pesquisa E-commerce Trends, realizada pelo Ecommerce Brasil em parceria com a Opinion Box, 58% dos entrevistados já compraram alguma peça para compor o guarda-roupas este ano.

Com relação ao Dia dos Namorados, o objetivo das buscas acaba mudando para algo mais íntimo e menos usual. Em uma pesquisa realizada nos principais sites que abordam temas sobre presente para a data temos os seguintes produtos como mais incidentes:

Vender produtos como os citados acima pode ser uma boa saída para garantir uma parcela do faturamento esperado para a data. Contudo, é indispensável construir um site amigável e que tenha uma navegação facilitada para o visitante. Além disso, ter atenção com pontos que podem gerar ruídos e fazer a pessoa desistir da compra. Em pesquisa divulgada no E-commerce Brasil, 71% desistem da compra pelo valor do frete. Preço, condições de pagamento e demora na entrega também são fatores que podem prejudicar o sucesso de um empreendimento digital.

Como preparar a loja virtual para vender mais no Dia dos Namorados

Em 2023, o Brasil possuía 1,9 milhão de lojas virtuais; um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Colocar um e-commerce no ar para a venda de produtos ou serviços pode ser simples, mas é indispensável alguns cuidados para que esse site apareça bem posicionado.

Alguns dos pontos mais importantes dizem respeito ao marketing digital, campanhas de mídia e SEO do e-commerce. É preciso trabalhar em uma estratégia 360 robusta para que a marca sobreponha a concorrência.

O trabalho deve ser realizado de forma estratégica, mas alguns pontos não podem faltar:

Crie uma página exclusiva para a data meses antes;
Crie conteúdo para o seu site que tenha a ver com a identidade, cultura e missão da sua loja virtual;
Não faça uso deliberado do CHAT Gpt para produzir estes conteúdos;
Garanta que seu site tem uma boa performance e tempo de carregamento, principalmente no mobile;
Construa links para que essa página ganhe visibilidade;
Não exclua a página após o fim da data. Atualize-a e deixe no ar. No próximo ano, ela poderá ser usada novamente (evite colocar datas no URL);
Como uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico, as expectativas são positivas para a data. Mas, é importante planejamento para conseguir aumentar vendas.