CNDL
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-lab-hub-ecossistema-omnivarejo-ingressos-aldo-rosa-ceo-1
marcas-e-lideres-2024-rede-brasilinovador-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-corporates-investimento-febraban-tech-ciber-seguranca-bancos
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-lab-hub-ecossistema-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-serasa-conecta-auto-olx-sp
varejo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-lab-hub-ecossistema-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-fecomercio-sesc-senac-cndl-sindilojas-cdl-serasa-abf-expo-feira-franquia-2

Burger King investe na participação de creators em suas estratégias de marketing, ampliando visibilidade da marca

Burger King investe na participação de creators em suas estratégias de marketing, ampliando visibilidade da marca

Burger King® investe na participação de creators em suas estratégias de marketing, ampliando visibilidade da marca

Para a marca, no pilar estratégico de comunicação, campanhas com influencers são prioridade nas ações

O marketing de influência sempre fez parte das estratégias do Burger King® no Brasil, mas sua participação no pilar de comunicação tem ganhado cada vez mais força, por meio de formatos inovadores e criativos, construindo uma comunicação mais engajadora, ao apostar neste segmento que vem crescendo a passos largos como solução assertiva de aproximação com o público.

De acordo com pesquisa ROI & Influência, publicada pela YouPix e Nielsen, o marketing de influência continua a crescer pelo 8º ano consecutivo. Segundo as tendências apresentadas, esta não é apenas uma trend, mas sim um caminho que tem se mostrado assertivo nas escolhas do budget.

“Costumamos dizer que nosso time de comunicação é composto por verdadeiros ‘trend hunters’, pois eles consomem e acompanham tudo o que acontece nas redes sociais em busca de oportunidades para a marca. Não se trata apenas dos assuntos em si, mas se os criadores de conteúdo têm algum tipo de aderência à marca”, detalha a diretora de marketing do Burger King®, Mayra Dietzold.

O conteúdo publicado pelos influenciadores é analisado pelo time interno e passa por uma avaliação levando em consideração diversos fatores, como aderência à marca ou ao assunto, timing de comunicação e, principalmente, a criatividade. “Pensamos como marca, mas publicamos como creators. É preciso ter autenticidade no conteúdo e na base de seguidores. Com isso, ampliamos o nosso engajamento e nos aproximamos do nosso público que é cada vez mais aderente à nossa marca. É usar a influência como forma de engajar genuinamente e ter linguagem nativa em diferentes redes”, explica Mayra.

Engajamento e proximidade com o público

No Instagram oficial de Burger King®, que conta com mais de 2,5 milhões de seguidores, campanhas com a participação de criadores de conteúdo têm mostrado que essa estratégia de comunicação tem gerado melhores taxas de engajamento. Um exemplo foi a campanha em parceria com o influenciador Rodrigo Goes. De forma bem humorada e no estilo de seus conteúdos, Góes destacou o frescor e a naturalidade dos ingredientes utilizados nos lanches da marca. Esta campanha foi premiada no TikTok Ad Awards em 2023, na categoria “Melhor Surfada em Trend”.

“Esta publicação teve um alcance de mais de 1,9 milhão de contas no Instagram, que é a rede que registra maior índice de engajamento. Mostrando que esta plataforma é um dos nossos principais canais de proximidade com o público”, ressalta Mayra Dietzold, completando que o perfil do Instagram do BK Brasil é o maior de todo o mundo, comparado aos perfis de BK de outros países.

Outra estratégia utilizada pela marca está em trabalhar com creators que têm potencial de viralização de seu conteúdo, mesmo com um perfil não tão grande quanto outros nomes da Internet. “Foi o que aconteceu na campanha de ‘Fake Natty’, com Rodrigo Góes. Seu conteúdo estava se tornando viral, quando firmamos a parceria. O crescimento dele é fundamental para o nosso crescimento, também, nas redes”, detalha Mayra, ressaltando que o trabalho com os criadores de conteúdo é uma mesclagem de mídia orgânica e paga. “Atuamos nas duas frentes, com mensagens similares, mas formatos diferentes, para impactar o consumidor de diversas formas”.

Parceria Internacional

Aproveitar oportunidades emergentes é crucial para manter nosso público engajado e expandir a comunicação dos produtos. Capturando essa essência, o BK transformou um momento viral em uma campanha de sucesso. Quando Vicent Martella, famoso aqui no país por seu papel como Greg na série ‘Todo Mundo Odeia o Cris’, mencionou em uma publicação que era famoso principalmente no Brasil, a reação dos fãs foi imediata. Uma enxurrada de comentários sugeriu uma parceria com o BK, e a marca, não apenas ouviu, mas agiu.

Com a chegada do ator ao Brasil, mudamos uma já famosa oferta, transformando o tradicional combo ‘2 Whoppers por R$25’ em ‘2 Whoppers por Vincent e cinco’, uma jogada que foi muito bem aceita pelo público. A campanha, lançada em nossas plataformas digitais, não apenas alcançou um novo recorde com mais de 40,9 milhões de visualizações em um único vídeo no Instagram do BK, mas também somou impressionantes 55,8 milhões de visualizações e 4,2 milhões de engajamentos em todas as redes sociais da marca. Este feito não apenas demonstra a agilidade do BK em capitalizar tendências, mas também sublinha nossa capacidade de engajar profundamente com a comunidade.

“Por meio do humor e a escolha adequada de creators, estamos conseguindo construir um importante mindset nas redes, especialmente em um público mais jovem, que consome este tipo de conteúdo”, completa a diretora de marketing o BK®, destacando que a diversificação dos canais de comunicação é fundamental para a ampliação da penetração, porém, deve ser trabalhada por meio de uma linguagem adequada a cada perfil de plataforma.

Se conectando com diversas gerações

Suzana Vieira não tem muita paciência para quem está começando, mas para o Burger King, que está a 70 anos no mercado, ela gerou mais de 33.7M de visualizações de pessoas que à amam. A atriz, é rainha de vários bordões, e utilizou alguns deles para divulgar nossa promoção de 2 Whopper por R$ 25,00.

A atriz é uma figura adorada tanto por jovens, que a transformaram em meme, quanto por adultos, que a admiram por seus papéis icônicos na TV. A escolha de Suzana Vieira para a campanha mostra que também podemos nos conectar com diferentes gerações ao mesmo tempo, aceitação que foi refletida nos muitos comentários positivos que exaltaram essa parceria com a diva da televisão brasileira.

Hidratante labial grelhado no fogo

Muitas campanhas de Burger King® se tornaram icônicas e se transformaram em cases de sucesso da marca, como foi o caso da campanha para promover a collab com Carmed e Barbie. Na colaboração com a Cimed, foi criado o Carmed BK, um produto que parecia mentira, mas trouxe resultados de verdade.

“Esta pode ser uma das melhores definições da campanha realizada com a Carmed, a qual desenvolveu um hidratante labial exclusivo para a marca, com aroma de ‘grelhado no fogo’ e que ainda dava a sensação de calor na boca ao ser utilizado. A marca foi tão ousada que a combinação criou um movimento de hype entre os consumidores, gerando filas em restaurantes participantes”, explica Mayra.

Nas redes sociais, o buzz gerado por Carmed BK gerou alcance de mais de 18 milhões de impressões em apenas quatro dias, demonstrando que a estratégia da empresa é totalmente assertiva e a força dos creators consegue impulsionar a marca de forma eficiente.

“Esta campanha foi praticamente a custo zero. A força gerada nas redes sociais e na imprensa, entregou um resultado surpreendente, por meio de uma divulgação orgânica em quase sua totalidade”, detalha a diretora de comunicação do Burger King®.

Porquinho da Paulista

Continuando nossa estratégia de aproveitar oportunidades, BK olhou para Avenida Paulista em São Paulo, um local repleto de artistas de rua. Entre eles, um se destacou de forma peculiar: o ‘Porquinho da Paulista’. Vestido com uma fantasia inflável de porco, o artista viralizou nas redes sociais, criando a plataforma perfeita para uma colaboração com o Burger King®.

Foi estabelecida uma parceria com o artista em ascensão para promover a campanha ‘Compre 1 e Leve 2’ dos sanduíches recheados de bacon e Catupiry® Original. A campanha destacou dois dos produtos: o Whopper Bacon Catupiry® e o Chicken Bacon Catupiry®. Realizada diretamente na loja do BK na Avenida Paulista, a ação resultou em um fenômeno de ‘sold out’ temporário dos lanches no restaurante. Esta estratégia não se tratava apenas de gerar conteúdo, mas de utilizar uma voz viral para ampliar o alcance da nossa mensagem e potencializar as vendas.

“Além da escolha adequada de um perfil de creator, a plataforma onde será publicado o conteúdo tem papel relevante na audiência. Se naquele espaço o influenciador traz conteúdo inovador, autêntico, descolado, ácido e ousado, por exemplo, será um porta-voz adequado para passar a nossa mensagem”, brinca a executiva, complementando que perfis que abordam a cultura pop, humor e games, vão totalmente ao encontro do que o BK procura e têm total aderência com seu público. “É uma escolha que vai muito além de números”, disse.

Diversidade nas redes sociais

Já para “Coroa do Seu Jeito”, campanha de lançamento da edição limitada dos novos formatos de coroas símbolos do Burger King®, ampliando o discurso de diversidade e inclusão, foram convidados influencers pretos no lugar de atores para estrelarem a campanha. “Essa estratégia rendeu uma cobertura espontânea dos bastidores, por meio dos próprios influencers que participaram da ação, gerando ainda mais engajamento e proximidade com seu propósito”, explica Mayra Dietzold.

Além de trabalhar com influenciadores fora do eixo Rio-São Paulo, o Burger King® mostrou que, com criatividade, se pode ampliar a mensagem principal e ir além da campanha. “Neste caso, investimos muito mais em pessoas do que em conteúdo proprietário, ampliando a mensagem da diversidade e de que todos têm o seu papel na sociedade”, complementa a executiva.

Pedidos no TikTok

Uma das campanhas mais emblemáticas realizada pelo Burger King® foi Delivery no TikTok, a qual coroou o BK Brasil, como uma das marcas mais criativas do mundo, sendo inspiração para os times de comunicação de Burger King em outros países. “Essas campanhas, que traduzem em sua essência o conceito de brand experience, mostram que a criatividade está diretamente ligada ao sucesso dos negócios. A campanha Delivery TikTok, por exemplo, alcançou mais de 500 pedidos em 1h, mais do que qualquer restaurante Burger King® já recebeu”, destaca Mayra.

A ação no TikTok foi construída por meio da integração entre as áreas de marketing, vendas e tecnologia, mostrando que criatividade está diretamente ligada ao sucesso do negócio e tornou o perfil do Burger King na plataforma uma ferramenta de realização de pedidos, assim como o perfil de fast food com mais seguidores. “Foram mais de 20 milhões de visualizações únicas no post da campanha. Isso fez com que o BK crescesse com mais 521 mil seguidores na sua conta”, comemora Mayra Dietzold.

Sobre a ZAMP®

A ZAMP® é a master das marcas Burger King® e POPEYES® no País. Com mais de 1000 restaurantes em território nacional, entre lojas próprias e franqueadas de Burger King® e mais de 90 lojas próprias de POPEYES®, a ZAMP® gera diretamente mais de 15 mil empregos em todo o Brasil e está comprometida com o cumprimento dos compromissos ASG assumidos publicamente, visando um crescimento responsável.

Sobre Burger King®

O Burger King® é uma das maiores operações de fast food do Brasil, presente em todos os estados do país. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no Brasil em 2004, passando a ser operado oficialmente pela máster franqueada brasileira ZAMP® em 2011. Com mais de 1.000 estabelecimentos, entre lojas próprias e franqueadas, a marca foi considerada uma das mais criativas do mundo por três anos consecutivos em Cannes e considerada pelo WARC a marca mais criativa pelos últimos seis anos consecutivos. Para saber mais sobre Burger King® no Brasil, acesse o site ou acompanhe a marca no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.