“O que trouxemos do mundo na bagagem” foi o tema do painel realizado na manhã desta quarta-feira (20), no Teatro da Fiergs, durante a Expoagas 2025. Participaram do encontro o ex-diretor-presidente/CEO do Atacadão S/A, Roberto Mussnich; o cofundador e CEO do Grupo Koch, José Evaldo Koch; o presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni; e o estrategista global de Varejo e vice-presidente da Academia Brasileira de Turismo, Romano Pansera. A Expoagas 2025 – 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados segue até amanhã (21), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre.
O painel foi mediado por Romano Pansera, que questionou os participantes sobre as novidades internacionais e as melhores práticas voltadas ao setor supermercadista, além de recomendações aos empresários para a melhor gestão da companhia. Roberto Mussnich afirmou que o hard discount (modelo de negócio focado em oferecer produtos básicos do dia-a-dia a preços muito baixos) é o que há de mais disruptivo no mundo. “Um exemplo de hard discount, envolve um núcleo de lojas pequenas, que se desenvolveram nos últimos 12 ou 15 anos, com tamanhos entre 200m2 e 500m2, com oferta de não mais do que 500 itens, compostas por cinco funcionários, com margem de 14% a 15% e lucro de 5%”, destacou. Mussnich também salientou que o Self Checkout (autoatendimento) “é um movimento que veio para ficar, com uma média de 10% nas lojas, sendo que há redes que têm cerca de 35%”, relatou. O executivo finalizou sua participação no painel com uma sugestão aos gestores: “O bom líder é aquele que os liderados olham e dizem eu quero ser como ele. Ser líder é apenas mostrar, caminhar com seus colaboradores”
O presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, trouxe aos participantes do evento que “a questão cultural no Brasil ainda é uma barreira que precisa ser vencida. Estivemos na China e por lá o que nos chamou a atenção foi a questão logística. Este é um grande diferencial, pois toda a cadeia está ajustada para este modelo de negócios. Lá, por exemplo, os perecíveis já vem com o peso líquido, entre outros diferenciais, que otimizam e facilitam todo o processo para os consumidores e geram, consequentemente, menos custo”.
O cofundador e CEO do Grupo Koch, José Evaldo Koch, destacou que “o modelo de negócios do futuro é o que está no DNA da família. Aquilo que você opera, deve operar muito bem”. Em relação às melhores práticas, Koch afirmou que “as lojas precisam ser ‘mais leves’ para operar, com menos pessoas e menor custo operacional. Caixas com self checkout e padaria e açougue com autoatendimento são um exemplo. Nossa empresa está indo ao encontro dessas práticas”.